Click: A ILHA PERDIDA
Sinopse
Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam. Que surpresas se escondiam por trás da densa mata que recobria toda a paisagem? Quem seria Simão, o solitário e enigmático habitante da ilha, que separou os dois meninos, levando Henrique para sua caverna? E, afinal, Henrique era um hóspede ou um prisioneiro?
Venha se perder nessa ilha fantástica de emoção e magia.
Resenha
Se para a primeira postagem do Desafio Literário 2011 eu escolhi um livro infanto-juvenil que tivesse cara de livro adulto, dessa vez o critério que adotei foi a simples nostalgia. Acho que muitos, assim como eu, tiveram contato ainda durante a infância, ou início da pré-adolescência, com a famosa Série Vagalume. Era difícil encontrar alguém, algum vizinho, amigo ou parente, que não tivesse lido pelo menos um livro da série, ou mesmo, lido um dos livros como trabalho de escola já que a serie foi amplamente divulgada e recomendada na rede pública de meados dos anos 70 (por isso o Vagalume é um Hipponga na maioria dos livros) até início dos anos 90. Por essa razão escolhi como 2ª leitura um livro que me fizesse lembrar, um pouco, essa época.
Indo direto ao ponto A ilha perdida é uma fábula que procura nos alertar quanto à importância de sermos respeitosos com a natureza e com os animais, preservando e protegendo, isso é deixado bem claro ao longo da estória. A trama envolve elementos que faziam a cabeça da maioria das crianças de tempos atrás (bom, pelo menos a minha e a da maioria das pessoas que eu conhecia) como aventura, mistério, piratas (não aparece nenhum na estória, mas pelo menos pra mim era automática a associação, ilha era sinônimo para piratas e tesouro), Tarzan ou Mogli o menino lobo. Além disso, o livro é bem despretensioso e dotado de grande inocência, alguns eventos são completamente inverossímeis, mas não chega a comprometer o livro já que o que nos parece absurdo pra uma criança é o que deve parecer fantástico.
A ilha perdida é um livro simples com o claro objetivo de divertir e passar uma mensagem positiva e educativa em seu desfecho. A linguagem do livro é muito clara e direta, não existem rodeios e tudo acontece muito rápido o que acaba dando ritmo e ajuda a prender a atenção na leitura permitindo que ele seja lido em algumas poucas horas. Por fim, trata-se de um ótimo livro pra ser lido por qualquer criança e funciona muito bem como porta de entrada para a literatura.