quarta-feira, 3 de junho de 2015

HISTÓRIAS EM PDF: A PIRAMIDE VERMELHA - RICK RIORDAN




Click: A PIRAMIDE VERMELHA



Sabem aquele sentimento que desperta em nós quando olhamos para a capa de um livro ou lemos sua sinopse, aquele instinto que nos diz se devemos ou não ler aquela obra? Pois bem, eu deveria ter dado ouvidos ao meu em se tratando de A Pirâmide Vermelha e ter ficado longe da série dos deuses egípcios escrita por Rick Riordan.
O livro conta a história dos irmãos Kane, que vivem separados desde a morte de sua mãe. Sadie mora em Londres com seus avós, e Carter viaja o mundo com seu pai. Durante a visita anual à Sadie, o pai das crianças os leva ao British Museum, onde seu experimento de libertar Osiris saí um pouco do planejado e ele desaparece. Com isso as crianças embarcam em uma perigosa jornada para salvar o pai, na qual descobrem que os deuses egípcios estão despertando, e que Set – um dos piores – planeja destruir o mundo.
Durante a leitura, eu tentei e tentei descobrir porque não estava me prendendo, mas sem muito sucesso. Afinal, é um livro cheio de mistérios, muita aventura e a narrativa é frenética e cheia de descrições que torna possível para o leitor criar um mini filme em sua mente. O que deu errado então? Um dos fatores foram as semelhanças com suas outras obras. Mistério de família, um dos pais é sequestrado, jornada para salvá-lo, deuses aparecendo no meio do caminho… parece familiar? A principal diferença no entanto, é que enquanto Percy (e por que não dizer Jason também?) tem um carisma inigualável, Carter e Sadie simplesmente estão lá, e eu não conseguia me importar com o destino deles. Outra desvantagem de A Pirâmide Vermelha é a quantidade de informações que recebemos: no final do livro eu não conseguia me lembrar de metade dos nomes ou feitiços. Não me entendam mal: a história é demasiadamente interessante, mas infelizmente ela caiu na “mesmice”. E se Rick Riordan não consegue fazer com que eu me interesse pelos deuses do Egito, eu acredito que ninguém mais consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário